13.12.2016 | Mundo
Foi lançado recentemente o livro Te Regalo el Mar.
(continua...)27.04.2016 | Escola
Uma das coisas que dão mais alegria à Ana é ficar sabendo das atividades feitas com as histórias dela nas escolas pelo mundo afora. Principalmente quando são as turmas de alfabetização, tendo os primeiros contatos com a leitura através da "Coleção Mico Maneco".
Ana Maria sempre lembra que começou a escrever essas histórias para ajudar seu filho a aprender a ler, quando moravam longe do Brasil e ele estava sendo alfabetizado em outra língua. Agora, ela fica feliz em ver que, além de ter dado certo com ele, funciona até hoje com muita gente mais.
Essa semana recebemos um relato desses através da página da autora no Facebook. A Juliana Vaz, professora do Colégio Equipe em Muriaé, contou sobre o início do processo de alfabetização esse ano, usando as histórias da Ana como apoio.
Ela descreveu o encantamento das crianças e como isso estimula a aprendizagem dos pequenos. É muito amor envolvido e ficamos emocionados com tanto carinho retribuído.
11.02.2016 | Mundo
O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro expõe "A Viagem das Carrancas", até o próximo dia 20 de março. Com curadoria de Lorenzo Mammi, a exposição leva os visitantes para o universo particular das figuras de proa que enfeitam navios pelo mundo afora, e mais especificamente as carrancas que enfeitaram as grandes barcas comerciais no Rio São Francisco entre 1870 e 1945.
29.01.2016 | Agenda
Nessa próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, Ana Maria fará palestra na Livraria da Travessa no Leblon. Além da Ana, Nélida Piñon e Sérgio Sant'Anna também já falaram sobre seus processos de criação, técnicas personalizadas de trabalho e elementos que são importantes para a eficácia e conquista dos leitores, além de lerem trechos de seus livros.
(continua...)27.01.2016 | Mundo
León Tolstói tinha a Rússia czarista, Henry Miller tinha Paris dos anos 1920, Machado de Assis tinha o Rio de Janeiro do século XIX, Jack Kerouac tinha uma longa estrada chamada Estados Unidos. Cada autor em seu tempo e lugar foi construído por e reconstruiu o país e a cidade em que, de passagem ou de vez, acabou por habitar ou apenas admirar. Por aqui, há vinte anos, Ana Maria Machado teve Manguinhos – a exemplo de seu primo Reinaldo Santos Neves em “A Ceia Dominicana”, de 2008 –, Jacaraípe e Nova Almeida em “O Mar Nunca Transborda”.
(continua...)25.01.2016 | Mundo
Há poucos dias, ao ler que a churrascaria Plataforma está fechando, me veio uma lembrança de Tom Jobim, que durante muito tempo ia lá quase todo dia, fazendo do local uma extensão de sua casa. Adorado pelos garçons (e por qualquer pessoa que o conhecesse de perto), o maestro gostava de ficar um tempão sentado à mesa, bebericando e conversando.
(continua...)12.01.2016 | Sobre a Ana
"Se devo a algum escritor o fato de escrever, sem dúvida é a ele. Aquela coisa que García Márquez conta que sentiu quando leu Kafka: já que se pode escrever desta maneira, então eu também quero.
(continua...)04.01.2016 | Histórias
Amizades antigas são valiosas e devem ser festejadas e cultivadas com amor e carinho.
(continua...)22.12.2015 | Histórias
O Natal está chegando e logo haverá muitas casas em festa, com pessoas felizes em estar confraternizando e compartilhando o momento. Para comemorar a data fizemos um apanhado de livros da Ana sobre o Natal.
(continua...)21.12.2015 | Histórias
Duas novas resenhas originais sobre o "Um mapa todo seu", o último romance de Ana Maria Machado, foram publicadas na semana que passou.
(continua...)27.11.2015 | Histórias
Ana Maria esteve em Vassouras para o lançamento de "Um Mapa Todo Seu". A heroína do romance, Eufrásia Teixeira Leite, que namorou Joaquim Nabuco, existiu de verdade e era natural de Vassouras.
25.06.2015 | Mundo
O Brasil é um país de dimensões continentais unido por uma língua. É só parar para pensar um pouco e perceber que existe algo de extraordinário em todos nos sentirmos pertencendo a uma mesma nação, nos pampas e na selva, na praia e no pantanal, na caatinga e no cerrado.
A partir da década de 1980, o Brasil deixou de ser um país de imigrantes e passou a ser um país de emigrantes. Ou seja, menos pessoas de outros países vêm para cá, e cada vez mais brasileiros vão tentar a sorte em outros países.
(continua...)23.06.2015 | Concursos
Ana Maria Machado costuma dizer que uma coisa que ajuda muito os autores iniciantes no Brasil é a quantidade de bons concursos literários.
(continua...)11.06.2015 | ABL
Ana Maria conta que ficou muito contente com a decisão unânime do STF declarando inconstitucional a exigiencia de aprovação prévia do biografado. Tanto pessoalmente, como na qualidade de presidente da ABL ela levantou essa bandeira desde o início.
(continua...)11.05.2015 | Leitura
Em abril, Ana Maria participou da campanha Céu de Histórias, uma iniciativa do Instituto Pró-Livro. Um festival de pipas reuniu várias crianças no Morro Santa Marta no Rio de Janeiro levou trechos de histórias infantis aos céus. Foram 400 pipas. O livro da Ana escolhido para voar com as pipas foi o Beijos Mágicos
Pareceu até a ideia do menino Severino no livro Severino Faz Chover, que tentou mandar desenhos de chuva para as nuvens.
06.05.2015 | Histórias
Nesta passagem de sua entrevista para Claudiney Ferreira para o Jogo de Ideias, programa de TV do Itaú Cultural, Ana Maria fala sobre como se inspirou por histórias de infância contadas pela avó para escrever os seus próprios livros infantis.
04.05.2015 | Histórias
O site Educar para Crescer listou 12 obras que podem servir de inspiração para quem está lidando com problemas graves e precisando encontrar a luz no fim do túnel.
(continua...)20.04.2015 | Mundo
Acabo de chegar da Irlanda, onde passei alguns dias visitando escolas em pequenas cidades do interior, como Skerries, Rush, Howth, Balbriggan, Garristown, St Colmcilles.
(continua...)09.04.2015 | Agenda
Acontecerá entre os dias 14 e 17 de maio em Nova Iorque a conferência PLH: Teoria e prática lado a lado, sobre ensino, manutenção e promoção do Português como Língua de Herança.
(continua...)07.04.2015 | Mundo
Mais duas fotos, ainda sobre a passagem da Ana Maria por Paris.
(continua...)31.03.2015 | Sobre a Ana
Mais alguns links para programas e artigos que falaram sobre o lançamento de O Mar Nunca Transborda na França. A agenda foi muito intensa, mas as fotos mostram a alegria com a repercussão em torno da obra.
(continua...)30.03.2015 | Mundo
Durante o Salão do Livro de Paris, o site Conexão Paris conversou com 17 escritores brasileiros sobre Paris.
(continua...)27.03.2015 | Leitura
O texto abaixo foi publicado originalmente em 19/03/2015 no Le Huffington Post em francês ("Le défi de jouer son rôle") e no Brazil Post em português ("Um papel que é um desafio").
(continua...)27.03.2015 | Mundo
Em sua cobertura do Salão do Livro de Paris, o canal francês de TV France 24 conversou duas vezes com a Ana Maria.
(continua...)26.03.2015 | Histórias
A editora Alfaguara anunciou que deve lançar ainda este ano o décimo romance de Ana Maria Machado. A autora entregou em fevereiro à editora os originais de Um Mapa Todo Seu, que conta uma história passada no século XIX, as peripécias do conturbado amor entre o abolicionista Joaquim Nabuco e a financista Eufrásia Teixeira Leite.
24.03.2015 | Histórias
Veja só que legal. O Maurício Correia Leite, do projeto Mala de Leitura, andou implantando suas bibliotecas itinerantes por vários países de língua portuguesa na Africa, como Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. E trouxe para a Ana uma porção de fotos lindas, inclusive essa de uma criançada disputando a primeira edição de Menina Bonita do Laço de Fita, ainda com a ilustração do Walter Ono, pela Melhoramentos. Agora, ilustrada por Claudius, o livro está no catálogo da Atica.
19.03.2015 | Histórias
A editora Tandem, de Moscou, assinou contrato com Ana Maria Machado para publicar em russo sua obra infantil. Começam por três títulos : Procura-se Lobo, História meio ao contrário e Bisa Bia, Bisa Bel.
(continua...)17.03.2015 | Histórias
A Biblioteca Nacional da Irlanda está organizando em Dublin uma gincana literária com os alunos das escolas. Até maio, eles estão lendo e fazendo brincadeiras com o livro de Ana Maria Machado Mensagem Para Você, que, na edição irlandesa, se chama The History Mistery. Foi publicado pela editora Little Island, e traduzido por Luísa Baêta. Em abril, a autora irá a Dublin para participar de encontros com seus leitores, em escolas e bibliotecas.
12.03.2015 | Histórias
As crianças de língua espanhola acabam de dar uma grande alegria a Ana Maria Machado. Em comemoração aos seus 35 anos, a editora venezuelana Ekaré pediu a seus leitores que escolhessem, pela internet, seu personagem mais inesquecível entre todos os livros publicados nesse tempo. Entre os de autores vivos, o primeiro lugar ficou com Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado . Na sua edição venezuelana, a obra é ilustrada pela colombiana Rosana Farías, que criou uma menina bem caribenha, de tom realista, diferente da que os leitores brasileiros se acostumaram a curtir no inconfundível e divertido traço de Claudius.
(continua...)09.03.2015 | Agenda
Após o Salon du Livre, em Paris, na segunda quinzena de março, este ano dedicado ao Brasil, Ana Maria Machado emenda com a participação em outra feira internacional de livros – a de Bologna, na Italia, dedicada à literatura infantil. De 30 de março a 2 de abril, lá estarão reunidos editores internacionais e Ana tem uma intensa agenda de encontros profissionais.
07.03.2015 | Histórias
Ana Maria Machado acaba de assinar contrato para publicar mais um livro infantil em espanhol. "O gato Massamê e aquilo que ele vê" deve sair ainda este ano, pela editora Castillo, no México. Após já ter publicado em 2013 "Esta casa é minha" e "O distraído sabido", a mesma editora lançou em final de 2014, "Hasta que llegue el día", com ilustrações de Rosana Mesa, uma tradução do seu mais recente livro juvenil "Enquanto o dia não chega". Aliás esse mesmo título foi também publicado em inglês em 2014, saindo pela canadense Groundwood, sob o título "Until the Day Arrives".
07.03.2015 | Leitura
Parabéns duplo para Ruth Rocha! Nessa semana que passou, ela fez aniversário e nós recebemos o presente! Foi lançado o novo site oficial da autora, com informações sobre seus livros e uma linda mini biografia.
03.03.2015 | Histórias
Depois de já ter edições publicadas em português, espanhol, inglês, francês, alemão, sueco, coreano, turco, croata, galego e mandarim, o clássico Bisa Bia, Bisa Bel agora vai sair em italiano. Não dá mais para contar nos dedos das mãos.
(continua...)02.03.2015 | Agenda
Realizou-se em fevereiro, em Lisboa, o 1ª Encontro Internacional da Literatura Infantojuvenil da Lusofonia, organizado pela Fundação O Século.
Ana Maria, ao lado de escritores portugueses e africanos, participou, fez palestra, visitou colégios e debateu em mesa-redonda. E gostou muito da acolhida carinhosa de crianças e adultos.
18.12.2014 | Agenda
Foi anunciado que Ana Maria Machado está entre os escritores que irão compor a delegação oficial brasileira que irá ao Salon du Livre em Paris, a se realizar de 20 a 23 de março. O Brasil será o país homenageado e Ana vai lançar a tradução francesa de mais um de seus romances: "O Mar Nunca Transborda".
(continua...)26.11.2014 | Agenda
Em 12 de novembro, Ana Maria Machado esteve em Belo Horizonte para uma conferência na Academia Mineira de Letras. Numa mesa ao lado do presidente da AML, o escritor Olavo Romano, e de Rogério Tavares, representante da FIAT, que patrocina o programa “Um Autor na Academia”, a escritora falou sobre o processo de criação literária e respondeu a perguntas da plateia.
(continua...)17.11.2014 | Agenda
A Brasileirinhos-DK acaba de mandar para Ana Maria algumas fotos lembrando o encontro que a escritora teve com eles em Copenhague, em outubro. Foi uma atividade de que a Ana gostou muito. Como se trata de uma associação de famílias brasileiras e dinamarquesas que procuram manter o diálogo entre as duas culturas e reforçar o português como língua de herança das crianças, a Ana leu para os pequenos em português algumas de suas histórias que também podem ser encontradas em dinamarquês – como “Mas que festa”, por exemplo. O encontro, muito concorrido, foi na Biblioteca Pública e teve um lanchinho brasileiro ao final.
(continua...)14.11.2014 | Escola
Os alunos do Colegio Primeiro Mundo, em Vitória, leram Camilão, o Comilão, de Ana Maria Machado e fizeram um monte de trabalhos a partir do livro. As mães e pais ajudaram, fizeram um boneco enorme do Camilão, que passava dias em casa de cada criança e ganhava mais comida em sua cesta. Fizeram desenhos, escreveram bilhetes para a autora, se divertiram muito.
(continua...)11.11.2014 | Escola
O Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu, do Município de Contagem, em MInas Gerais, vai inaugurar sua biblioteca no final de novembro. Aproveitando que as eleições eram o assunto que dominava as conversas no país, as professoras organizaram uma votação entre os alunos -- com cédula, urna e tudo. O objetivo era escolher o nome da biblioteca , entre os autores favoritos da criançada. E Ana Maria Machado ganhou! Muito contente com isso, Ana agora manda seus agradecimentos e mensagens de saudação aos novos afilhados, leitores e frequentadores da biblioteca.
(continua...)07.11.2014 | Agenda
Na Feira Literária Internacional de Cachoeira, FLICA, na Bahia, no primeiro fim de semana de novembro. Uma mesa em , recentemente desaparecido, reuniu amigos do escritor -- o poeta Geraldo Carneiro, o cronista Fernando Vita e a romancista Ana Maria Machado. Entre análises de sua obra e a lembrança de casos da vida do homenageado, acabaram todos dando boas gargalhadas, junto com uma plateia atenta.
(continua...)05.11.2014 | Escola
A Escola Estadual Professor Júlio Scheidemantel, em Timbó, Santa Catarina, desenvolveu um trabalho sobre vários livros de Ana Maria Machado e enviou as fotos para a autora. Os alunos se basearam em “Festa no Céu” e em “Meu Reino por um Cavalo” e criaram várias atividades.
(continua...)05.11.2014 | Leitura
Ana Maria aceitou o convite do grupo BRASIL EM MENTE e passa a ser embaixadora dessa organização cultural, com sede em Nova Iorque, que tem como objetivo promover e incentivar programas e projetos que desenvolvam a língua portuguesa e a cultura brasileira como herança entre as famílias multiculturais que residem no exterior.
Justificando o convite, o BRASIL EM MENTE afirma:
(continua...)31.10.2014 | Agenda
A Cia. Melodramática traz ao Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, uma peça baseada em uma história finlandesa que foi recontada por Ana Maria Machado em seu livro Tapete Mágico.
(continua...)28.10.2014 | Agenda
A Bahia homenageia em novembro um de seus mais ilustres filhos, o escritor João Ubaldo Ribeiro, falecido este ano. E convida sua grande amiga Ana Maria Machado para participar de um tributo a ele na FLICA – Feira Literária de Cachoeira.
28.10.2014 | Agenda
No início de outubro, realizou-se em Snape-Maltings, na Inglaterra, a segunda FLIPSIDE, um festival que é “filhote” da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. Organizada nos mesmos moldes do já tradicional evento brasileiro , a FLIPSIDE reuniu grandes escritores de vários países, como os canadenses Michael Ondjaate (autor de O Paciente Inglês), o irlandês Colm Tóibin (autor de Brooklyn) e os brasileiros Paulo Scott, Tatiana Salem Levy, Socorro Acioly, Michel Laub e Daniel Galera, além de Ana Maria Machado – que participou de uma concorridíssima mesa-redonda com a canadense Margaret Atwood, de um debate com Socorro Acioli e de uma sessão de contação de histórias para crianças.
28.10.2014 | Agenda
Em final de setembro, Ana Maria Machado esteve na Feira Internacional do Livro em Gotemburgo, na Suécia, participando de atividades variadas. Uma delas foi uma mesa-redonda, organizada pelo Instituto Camões, sobre ficção contemporânea em língua portuguesa, em companhia do autor português Nuno Judice e do angolano Ricardo Adolfo.
Ainda na Feira de Gotemburgo, Ana Maria fez o lançamento das traduções suecas de dois livros infantis ; Mas que festa e A Jararaca, a Perereca, a Tiririca. Com esses, agora são 7 os livros da Ana que saíram na Suécia, pois já estavam publicados lá De Olho nas Penas, Bisa Bia, Bisa Bel, Menina Bonita do Laço de Fita, História meio ao Contrário, Do Outro Mundo.
O jornal espanhol “El País” publicou, no dia 28 de setembro, resenha do livro Tropical Sol da Liberdade.
(continua...)Antes da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Ana Maria Machado participou de uma série de atividades na Europa.
(continua...)08.10.2013 | Agenda
Ana Maria Machado, juntamente com o escritor mineiro Luiz Rufatto, fez o discurso de abertura da Feira Internacional do Livro de Frankfurt. O evento deste ano acontece de 9 a 13 outubro e o Brasil é o país homenageado.
(continua...)03.08.2013 | Histórias
A autora dá seu depoimento sobre esse livro:
Este é um livro em que mergulhei de modo muito forte na minha relação de vida com Manguinhos (Espírito Santo): o mar, os amigos pescadores, as festas e folguedos tradicionais em que sempre vivi imersa lá, desde a infância. Há alguns cânticos que eu nem lembrava que sabia e, à medida que ia escrevendo o livro, voltavam com força a memória. Num deles, quando eu quis conferir uma palavra que tinha esquecido e telefonei a minha mãe para tentar saber, ela até levou um susto. Disse que era incrível eu lembrar, porque quem puxava essa cantoria era um velho pescador que morreu antes de eu fazer dez anos, e nunca mais ela ouvira cantar… De qualquer modo, continua muito forte a presença do Congo na tradição capixaba, e as novas gerações não deixam que ele se acabe. Tenho muito orgulho de que, em Manguinhos, eu, meus irmãos, filhos e sobrinhos somos aceitos como “nativos” e incorporados na hora de bater congo, chamados a cantar ou dançar juntos.
03.02.2013 | Histórias
Quando eu era bem pequena, tão pequena que nem me lembro disso e só sei porque minha mãe contou, tinha uma amiga imaginária. Ou melhor, uma amiga invisível, como eu dizia. O mesmo acontece com muitas crianças. Aconteceu com meu filho Pedro. Só que o dele não era um menino. Era um boi. Voador, ainda que sem asas. Diretamente inspirado numa miniatura de bumba-meu-boi que o padrinho trouxera do Maranhão e tínhamos pendurado no teto da casa.
(continua...)19.04.2012 | Histórias
Continuamos com a proposta da coleção ABRE O OLHO: de uma forma lúdica, brincando, ajudar a despertar o olhar da criança para uma percepção do mundo. Ainda é uma aposta na possibilidade de uma descoberta poética das coisas. Mas agora, neste volume, o foco é outro – distinguir natureza e cultura. As fotos que Luísa me trouxe focalizam essa distinção. Os versos que fiz para elas ajudam a orientar uma primeira leitura.
(continua...)26.07.2011 | Histórias
Tenho um carinho muito especial por esse livro. E não apenas porque relata um primeiro amor, na adolescência.
(continua...)06.07.2010 | Histórias
Na verdade, esse livro nasceu de um projeto da Luísa, designer e fotógrafa. Mas assim que eu percebi o alcance da ideia, me encantei com ela. De certo modo, é uma proposta de educação visual, de desenvolvimento de uma percepção do mundo pelo olhar. Mas é também uma aposta na possibilidade de uma descoberta poética da realidade : sair pela vida de olhos abertos,ao lado da criança, vendo as coisas que vemos todo dia mas em que antes não tínhamos reparado .
(continua...)04.03.2010 | Histórias
O livro Menina Bonita do Laço de Fita é, junto com o Bisa Bia, Bisa Bel, um dos livros mais premiados e traduzidos da obra de Ana Maria Machado. Assim como o Bisa Bia, ele também é uma fonte aparentemente inesgotável de experiências vividas pelos leitores, como a Ana conta nesse trecho de uma palestra dada em setembro de 1996, no Congresso da Sociação de Literatura Infantil em Montevidéu e reproduzida na íntegra no livro Contracorrente.
(continua...)14.06.2008 | Histórias
O livro Era uma vez um tirano teve sua primeira edição pela Editora Salamandra, em 1982, com ilustrações de Gabor Geszti. Depois disso, em 1989, foi publicado na Alemanha com as mesmas ilustrações. Mais recentemente ele foi lançado na Argentina pela Sudamericana, com ilustrações de Verónica Leite, e durante o mês de junho de 2003 foi relançado pela Salamandra, ilustrado por José Carlos Lollo num pacote de grandes clássicos de Ana Maria Machado e Ruth Rocha.
(continua...)17.08.2007 | Histórias
Uma História de Páscoa foi publicada inicialmente na revista Recreio, em março de 1971, ilustrada por Canini. Depois saiu em livro, em 1977, com ilustrações de Rogerio Borges, como um dos quatro contos que integravam o livro Currupaco Papaco e Outras historias, um dos três títulos de Ana Maria Machado que integravam a série Histórias de Recreio. Em 1982, sempre pela Editora Abril, veio nova edição, de luxo, com capa dura. E alguns anos mais tarde, ganhou roupagem totalmente nova em outra casa: num formato pequenino, fácil de caber em mãos infantis, a Record republicou o livro - dessa vez com ilustrações da dupla Denise & Fernando.
(continua...)01.06.2003 | Histórias
O livro Portinholas foi lançado em 2003, no ano do centenário de Candido Portinari. Ele traz a parceria entre uma escritora, que também é pintora, e um pintor que gostava de escrever.
(continua...)Adivinhação Adolescência Amigos Amizade Amor Aventura Brasil Brincadeira Cidade Coragem Crescer Cultura Doces Escola Família Fauna Brasileira Festa Folclore História Imaginação Independência Leitura Lendas Liberdade Livros Mar Mata Medos Meio Ambiente Mico Maneco Mistério Netas e Netos Nordeste Olhar Paixão Palavras Pescador Pessoas Admiráveis Pintores Praia Prêmio Jabuti Princesas Reconto Rei Revista Recreio Rimas Trabalho Tradição Versos Vida Vovó
©2014 Ana Maria Machado. Todos os direitos reservados.