Exposição Virtual Exposição Virtual

Aquele Abraço

Casa de meus pais em Manguinhos, descrita no livro 'Tropical Sol da Liberdade'.

Casa de meus pais em Manguinhos, descrita no livro 'Tropical Sol da Liberdade'.

Em 1969, o país estava em plena ditadura. Já vivíamos sob o peso do Ato Institucional no 5, que fechou o Congresso, instituiu a censura e consolidou a tortura. O segundo semestre desse ano foi particularmente difícil para mim. Fui presa, tive colegas, amigos e alunos detidos. Quando o ano acabou, estava desmontando minha casa e fazendo malas para deixar o país. Anos depois, escreveria sobre essa época no romance "Tropical Sol da Liberdade".

 

Em Paris, brincando com meu filho Rodrigo.

Em Paris, brincando com meu filho Rodrigo.

Fui para Paris em janeiro de 1970, onde trabalhei como jornalista na revista Elle e como professora em Sorbonne. Também trabalhei numa biblioteca, cuidando do setor sobre a América Latina, fiz dublagem de documentários e participei de exposições de pintura. E tratei de aproveitar a oportunidade para estudar e aprender bastante.

 

Cartão de identificação como aluna de Barthes.

Cartão de identificação como aluna de Barthes.

Virei aluna da Ecole Pratique des Hautes Etudes, onde reinava soberano o famoso semiólogo Roland Barthes. Em suas aulas, ele chegava a encher um anfiteatro com 800 estudantes, mas também orientava em separado a um pequeno grupo de 20 estudantes. Depois de uma entrevista, ele me chamou para pertencer a esse grupo. Sob a sua orientação, escrevi a tese de doutorado que acabou virando livro - "O Recado do Nome", que trata da obra de Guimarães Rosa. Nesse período, em abril de 1971, nasceu Pedro, meu segundo filho.

Em Londres, com meus filhos Rodrigo e Pedro.

Em Londres, com meus filhos Rodrigo e Pedro.

Estava com dois filhos pequenos em um país estranho, tinha o trabalho, a tese e a casa para cuidar. Mesmo assim, não parei de escrever as histórias infantis. Já estava definitivamente viciada em escrevê-las. Quando não as mandava para a revista Recreio publicar, guardava na gaveta o que escrevia. Surgiu uma oportunidade e fui para Londres, trabalhar na BBC. Ficaria por um ano e meio. O fim do exílio estava próximo...

 

Anterior

Continuar

Busca por livros

Use o campo abaixo e depois clique em um dos livros sugeridos