11.02.2016 | Mundo
O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro expõe "A Viagem das Carrancas", até o próximo dia 20 de março. Com curadoria de Lorenzo Mammi, a exposição leva os visitantes para o universo particular das figuras de proa que enfeitam navios pelo mundo afora, e mais especificamente as carrancas que enfeitaram as grandes barcas comerciais no Rio São Francisco entre 1870 e 1945.
A exposição parte de 45 fotografias de Marcel Gautherot, que em 1946, ao lado de Pierre Verger, percorreu o rio São Francisco documentando a vida das populações ribeirinhas.
A partir da grande repercussão das fotos dessa viagem, as carrancas se tornaram populares e começou a produção de peças destinadas a colecionadores e turistas, deixando de se restringir às suas funções iniciais de facilitar a identificação das embarcações e afugentar os maus espíritos.
Quem conhece a biografia da Ana Maria sabe que ela se dedicou à pintura durante sua juventude. Inclusive, algumas das texturas usadas neste site da autora saíram de suas telas. Uma fase da Ana pintora rendeu telas com carrancas, uma das quais ilustra esse post.
O IMS-RJ fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, na cidade do Rio de Janeiro. O horário de visitação de terça a domingo e feriados é das 11h às 20h e, reforçando, a exposição vai até o dia 20 de março.
Adivinhação Adolescência Amigos Amizade Amor Aventura Brasil Brincadeira Cidade Coragem Crescer Cultura Doces Escola Família Fauna Brasileira Festa Folclore História Imaginação Independência Leitura Lendas Liberdade Livros Mar Mata Medos Meio Ambiente Mico Maneco Mistério Netas e Netos Nordeste Olhar Paixão Palavras Pescador Pessoas Admiráveis Pintores Praia Prêmio Jabuti Princesas Reconto Rei Revista Recreio Rimas Trabalho Tradição Versos Vida Vovó
©2014 Ana Maria Machado. Todos os direitos reservados.