26.07.2011 | Histórias
Tenho um carinho muito especial por esse livro. E não apenas porque relata um primeiro amor, na adolescência.
Por um lado, fiz nele umas experiências que estava querendo fazer havia muito tempo: narrar do ponto de vista de um personagem masculino, variar os pontos de vista de quem conta a história, falar do banho de mar à fantasia que faz parte do meu Carnaval desde a infância, etc.
Por outro lado, bem depois do livro pronto, à medida que fui conversando sobre ele com os leitores, me dei conta de algo que não tinha sido consciente. De certo modo, é um acerto de contas meu com dois lados muito diferentes que me formam – o lado científico e o lado artístico. Ou o racional e o emocional, o intuitivo e o lógico, sei lá que nome dar a essas coisas. Sei é que fiz curso científico (como se chamava naquele tempo) e pensava em estudar química ou biologia. Ao mesmo tempo, seguia um curso de pintura, acabei fazendo Faculdade de Letras e virando escritora.
Em Uma Vontade Louca, isso se reflete nesse casal de jovens em que ele é fissurado em dinossauros e na prehistória, enquanto ela é sonhadora, interessada em unicornios e lendas poéticas. Mas podem se encontrar na cumplicidade, na amizade, no amor, e no carnaval, que tudo junta. Então aproveito para falar nessa tradição de carnaval de rua em cidades praieiras, em que as fantasias são efêmeras como tantas costumam ser, e se desmancham quando pretendemos levá-las a um mergulho. Desde pequena participo de blocos assim, com muita alegria. Antes, ia com meus pais e tios. Levei os filhos. Hoje, vou com os netos.
Adivinhação Adolescência Amigos Amizade Amor Aventura Brasil Brincadeira Cidade Coragem Crescer Cultura Doces Escola Família Fauna Brasileira Festa Folclore História Imaginação Independência Leitura Lendas Liberdade Livros Mar Mata Medos Meio Ambiente Mico Maneco Mistério Netas e Netos Nordeste Olhar Paixão Palavras Pescador Pessoas Admiráveis Pintores Praia Prêmio Jabuti Princesas Reconto Rei Revista Recreio Rimas Trabalho Tradição Versos Vida Vovó
©2014 Ana Maria Machado. Todos os direitos reservados.